Direito do imobiliário

As transacções imobiliárias têm sido o motor da economia local, e muitos dos nossos clientes investiram em imobiliário, quer como habitação, casa de férias, ou como investimento.

Outros são empresários ligados ao negócio imobiliário, sejam investidores, construtores, gestores de imóveis, empresas de manutenção, etc.

As nossas principais preocupações no que toca a transacções imobiliárias são rigor e a segurança. Nas transacções imobiliárias os montantes envolvidos são normalmente elevados, e um simples erro pode representar uma perda importante para o cliente, é portanto crucial que cada detalhe seja cuidadosamente verificado, seja na análise dos documentos do imóvel, seja numa empenhada negociação e estudo dos contratos.

As transacções imobiliárias em Portugal não são um procedimento simples, e frequentemente não é claro para as partes o que está a ser feito, e porquê. Até mesmo os clientes Portugueses têm por vezes dificuldade em compreender as diferentes fases de uma simples transferência de propriedade. A informação sobre os procedimentos, actualizada e fácil de entender torna-se assim importante.

Uma informação rigorosa implica um relatório detalhado dos montantes gastos. Os clientes têm o direito de saber exactamente quais os pagamentos feitos, e a quem. Nomeadamente o que é pago ao Notário, à Conservatória do Registo Predial e a todas as diferentes entidades envolvidas.

Diferentes países, têm diferentes leis. E é importante que as expectativas dos clientes sejam conhecidas e preenchidas, e se não puderem ser preenchidas, que seja explicado ao cliente as diferenças legislativas que impedem que um procedimento que pode ser simples no estrangeiro, não o seja em Portugal.

No nosso escritório a tradução de todos os documentos relevantes e a comunicação em língua Inglesa quando relevante, é uma regra. Os clientes podem não ser peritos em direito, e alguns documentos podem ser de difícil entendimento para um leigo, ainda assim acreditamos que os clientes têm direito a conhecê-los. Este é um serviço prestado quer na assistência a um cliente na compra de um pequeno apartamento, quer na assistência a uma empresa num projecto PIN, cujo montante de investimento é necessariamente igual ou superior a 25 milhões de euros. Tentamos que a qualidade do nosso serviço seja igual em todos os assuntos.